Colorida Vida / Destino: Canadá

Destino: Canadá, de Vancouver

Em 2005, a carioca Ana Paula Calabresi e seu marido fizeram uma viagem a Vancouver. Encantaram-se tanto com o que viram que, na volta ao Brasil, resolveram pesquisar sobre o processo de imigração para o Canadá.

A ideia de proporcionar um futuro melhor para a filha de então dois anos lhes incentivou a pesquisar tudo o que podiam sobre o visto de residente permanente daquele país.

Um ano após terem dado entrada no processo de imigração já estavam com o visto nas mãos. A chegada em Vancouver, cidade onde estão há quatro anos e meio, foi definitiva. Deixaram a família, os amigos, a casa mobiliada e o país dispostos a não voltar mais.

“Foram quatro meses de pesquisa, arrumando os documentos, fazendo a prova do IELTS, preenchendo formulários”, lembra Ana Paula. “Nessa fase, descobri muitos blogs de imigrantes que já estavam no Canadá e achei a ideia super bacana. Resolvi criar um também para contar a nossa experiência”.

Como o universo dos blogs já lhe era familiar – ela trabalhava com desenvolvimento de sites no Brasil –, não demorou muito até criar os blogs Destino Canadá e Colorida Vida. Este último chama uma atenção especial pelo cuidado visual e está na ativa até hoje, como uma continuação natural do primeiro, que se dedicou exclusivamente ao processo de imigração do casal até agosto de 2007, seis meses depois de terem chegado ao Canadá.

Colorida Vida, de Vancouver

Sobre a diferença entre os dois blogs, ela explica: “No Colorida Vida escrevo sobre maternidade, o dia-a-dia no Canadá, curiosidades daqui, livros. No Destino Canadá, os posts mais comentados eram os que falavam de conquistas, como a chegada dos passaportes com os vistos ou quando conseguimos emprego, por exemplo”.

Um de seus posts do blog Colorida Vida relata os maiores desafios que enfrentaram no primeiro ano de imigração. Uma das maiores preocupações do casal foi conseguir o primeiro emprego:

“Eu demorei três meses pra conseguir um emprego. André [seu marido], quatro. Hoje parece pouco tempo. Mas quando se está só gastando e nada entrando na conta, você fica meio preocupado”, relata Ana Paula em um de seus posts. “Foram muitos momentos de choro, de angústia, de ansiedade. Fizemos cursinhos do governo sobre o mercado de trabalho daqui, mandamos diversos currículos e fizemos dezenas de entrevistas até a primeira porta ser aberta pra nós”.

A ideia de criar um blog para compartilhar sua experiência pessoal como imigrante brasileira no Canadá teve uma relação direta em como os blogs que lia na época da preparação, ainda no Brasil, lhe ajudava a se informar e a decidir pela imigração.

“Não é só entrar no site do Consulado canadense pra ver como é o processo”, conta a blogueira. “É saber de quem já passou por aquilo como é de verdade, as manhas, as dicas, os sentimentos, as frustrações. A gente gostava de ler sobre o dia-a-dia de quem já estava aqui, a parte de procurar emprego, as dicas do que fazer em entrevistas, etc. Toda essa experiência compartilhada na internet é valiosíssima pra quem está buscando informações sobre o processo de imigração”.

O exemplo de Ana Paula mostra também como a internet também ganha uma importância fundamental nos novos laços de amizades e nos grupos sociais que se desenvolvem entre os imigrantes de uma mesma nacionalidade dentro de um país onde todos são estrangeiros e, portanto, precisam estabelecer esses novos laços como parte da integração social.

“Todos os amigos que fizemos aqui são brasileiros e nos conhecemos através da internet”, revela. “Eu não tenho amizade com famílias que não sejam brasileiras ainda. É uma coisa que até quero, mas não tivemos a oportunidade”.

Hoje, Ana Paula, o marido e a filha estão no caminho de se tornarem cidadãos canadenses – o que deve acontecer já no próximo ano. “Quando a gente compara a vida que levava no Brasil e a que temos aqui não dá vontade de voltar”, confessa Ana Paula. Ao que tudo indica, o Canadá realmente lhes conquistou.

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

5 Respostas to “Colorida Vida / Destino: Canadá”

  1. Wellington Gomes Says:

    oi Thiago, vc deixou uma mensagem no meu blog, mas vc já tem meu e-mail certo?
    abraço

    Wellington

  2. Tatiana Says:

    Tb fiz meu tcc sobre imigração para quebec mas meu tema ficou voltado para a internet Boa sorte!!!!!

  3. Blogs de imigrantes brasileiros no Canadá viram tema de pesquisa | Colorida Vida Says:

    […] O Thiago Mattos está terminando a faculdade de jornalismo lá no Rio e me pediu ajuda com a pesquisa dele: analisar os blogs dos brasileiros que imigraram para o Canadá. Pra isso, ele está fazendo um metablog, ou seja, um blog sobre blogs. A minha entrevista já está lá. […]

  4. Leila C. Veazey Meira Basu Says:

    nossa adorei seu blog, gostaria de saber mais sobre morar no Canada. Ex sou Brasileira,meu marido Indiano, temos um filho de 4 anos, vc acha que pra ele sera dificil
    /

    obrigada
    Leila

  5. Thiago Mattos Says:

    Oi Leila, tudo bem?

    Eu realmente não tenho como te responder essa pergunta, mas pelo que dá para perceber pelas entrevistas feitas aqui no blog, o Canadá é um país aberto a imigração. Portanto, dependendo da profissão de vocês, é até bem fácil.

    Recomendendo você dar uma lida nos blogs listados por aqui pois encontrará valiosas dicas por lá.

    Volte sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: