Rapadura, Please! Rapadura, S’il Vous Plaît!

Rapadura Please! Rapadura, S'il Vous Plaît!, de Quebec

O nome duplo do blog do cearense Alexei Aguiar remonta ao início de sua  decisão de emigar para a parte inglesa do Canadá.

Pensando na adaptação da esposa no novo país, consideraram ir para Vancouver e depois Toronto. Mas quando as dificuldades com o inglês se mostraram intransponíveis para ela, decidiram que estudar francês seria o melhor a fazer – e o nome do blog acabou se mantendo nos dois idiomas.

Durante uma dessas aulas, Alexei recebeu a tarefa de preparar e enviar um Curriculum Vitae para uma vaga real. Para sua surpresa, a candidatura sem compromisso foi selecionada para uma entrevista via skype.

Foi ter a conversa sem qualquer expectativa; apenas como oportunidade de praticar o idioma com um québécois nativo. “Meu francês era terrível”, relata. Poucos dias depois, recebia uma proposta de trabalho lhe oferecendo um salário bem maior do que esperava – a vaga era sua.

Desde então, Alexei vive com a esposa e os dois filhos em Québec, cidade que apressou sua chegada ao novo país, durante o inverno de 2010. “Até hoje eu agradeço ao professor”, afirma.

“Tínhamos um baita apartamento com piscina e empregada. Mas o trânsito de Fortaleza era insuportável e não aguentava mais os defeitos de comportamento de muitos brasileiros, que furam fila, ultrapassam no sinal vermelho e não respeitam os direitos dos outros”, desabafa o desenvolvedor de softwares, que antes de emigrar era empresário e havia sido assaltado cinco vezes com revólver e faca na cabeça.

“Me identifico muito com os canadenses, é como se eu tivesse nascido aqui e tivessem me levado para o Brasil”, diz.

Quando se ocupava em pesquisar sobre a ida da família ao Canadá, Alexei sentia falta de blogs que retratassem o cotidiano com mais detalhes. Por isso, criou seu próprio espaço.

“Eu tinha curiosidade para saber o que iria enfrentar e procurei fazer um blog sobre o que não encontrei, para embasar melhor as decisões de quem vem”, conta.

Lá no Rapadura, Please! dá para encontrar posts sobre tudo: imposto de renda, sistema de saúde canadense, financiamento para compra de um imóvel, vídeos mostrando como funciona o frio na prática, e uma série de temas que interessam a quem tem a disposição de se tornar um imigrante no Canadá.

Durante nossa conversa, Alexei discorre sobre sua teoria que contrapõe o “padrão de vida” brasileiro à tão citada “qualidade de vida” canadense – repetida à exaustão pelos imigrantes brasileiros, como uma espécie de mantra pró-Canadá.

“O brasileiro vive muito do consumismo que lhe é estimulado para ter uma baita casa, um carrão, e passa a vida inteira se matando, buscando o máximo possível de padrão de vida. Aqui, as pessoas não esquentam para isso, a ostentação às vezes é até mal vista. Os canadenses prezam mais ir viajar, fazer picnic, viver. Isso é qualidade de vida, e é o que é valioso. Em geral, os imigrantes não conseguem ter aqui o mesmo padrão de vida do Brasil, mas têm qualidade de vida. O importante não é ter a casa mas ter uma casa sem muros.”

Ouvindo o calmo pai de dois filhos, tudo parece perfeito por lá; mesmo o frio rigoroso, segundo ele, pode ser suportado. “Aqui, a picanha é bem mais barata. A gente compra água de coco e até rapadura”.

Nem precisava dizer, mas voltar para o Brasil – garante ele – só para visitas.

Anúncios

Tags: , , , , , ,

2 Respostas to “Rapadura, Please! Rapadura, S’il Vous Plaît!”

  1. Alexei Says:

    Ficou muito bom: objetivo e bem fiel. A entrevista foi muito bem conduzida e soubeste captar detalhes cujo valor nem eu havia percebido. Já li o blog todo e vou acompanhar as próximas postagens. Valeu.

  2. Expedito Kennedy Vidal Albuquerque Says:

    Boa noite conterrâneo , gostaria que vc me incluísse no grupo do Facebook. Estou muito feliz de saber q vc está feliz no Canadá q é o meu sonho ir para o Canadá. Conto com sua experiência de Fortalezense… , sou do bairro Cidade 2000 em Fortaleza. Aguardo sua resposta. Um abraço do Capitão Rapadura….Sou Caminhoneiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: